.

O Congresso Internacional de Justiça Global em Educação e Direitos Humanos na Amazônia, evento anual que se encontra na sua 4ª edição, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará – PPGD/UFPA da Universidade de Druisburg-Essen e do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia - LAJUSA.
O evento ocorrerá entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro de 2016, no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA).
Entre 1º e 25 de agosto de 2016, a Comissão Organizadora receberá propostas de artigos a serem apresentados no pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (conforme edital encontrado em www.ppgd.ufpa.br e www.icj.ufpa.br). Os artigos serão publicados integralmente nos Anais do Evento, de acordo com os critérios de classificação de eventos estabelecido pela CAPES.
No evento serão realizados workshops, mesas de diálogo e conferências, com o fim de contribuir com subsídios para a assistência jurídica, direcionamento prático, aplicação de controles normativos nacionais e internacionais, no exercício de uma proteção multinível aos defensores de direitos humanos.
O público-alvo são os profissionais do Direito, professores e estudantes (de graduação e pós-graduação) interessados nos debates interdisciplinares relacionados às violações de direitos humanos em comunidades quilombolas, povos indígenas e ribeirinhos, bem como em temas concernentes aos defensores de direitos humanos ameaçados de morte.

Clique AQUI para ir ao site do Evento.

UFPA recebe Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia

De 4 a 8 de dezembro, o auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) recebe o Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Este projeto é resultado de três anos de atuação do Programa de Extensão “Educação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará”, instalado no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito da UFPA.

Segundo a coordenadora do Laboratório, professora Paula Arruda, o objetivo do LAJUSA é “atuar em prol da educação em direitos humanos formando cidadãos que conheçam os direitos humanos e fundamentais procedendo à proteção multinível de direitos perante a justiça brasileira e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos para denunciar violações”.

Parceria – A LAJUSA tem como parceiros permanentes a Defensoria Púbica do Estado do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o Ministério Público do Estado do Pará, o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará (PEPDDH). Também fazem parte, as faculdades de Direito, de Psicologia, de Pedagogia, de Serviço Social, de Antropologia, de Letras e Artes, o campus de Marabá, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), e o Observatório do Judiciário na Amazônia (OJA), unidades da UFPA. Além da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Salamanca (USAL), da Espanha.

Programação - O evento contará com fóruns de discussão, palestras e minicursos. “O quadro de profissionais está com a mais alta qualificação e contaremos com a presença inédita da Comissão Interamericana e Direitos Humanos”, explica a professora Paula Arruda. No encontro, ocorrerá o lançamento do livro do LAJUSA e da oficial da Web Page do LAJUSA, com materiais bibliográficos, notícias, legislações e jurisprudências, onde também serão feitas as inscrições para participar deste evento. Clique aqui para ver a programação completa.

“Além disso, estamos trabalhando para a exibição do Congresso em tempo real pelo site do LAJUSA, juntamente com a Academia Amazônia, com o objetivo de transmitir para os campi do interior e para universidades parceiras estrangeiras com a quais trabalhamos”, afirma a professora Paula. O público-alvo do evento é profissionais da área do Direito, Psicologia, Ciência Política, Educação, Antropologia e Serviço Social.

Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia

Data: de 4 a 8 de dezembro de 2012

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA

Mais informações, no site (http://www.lajusa.ufpa.br/) ou no email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratório em Justiça Global e Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01. Campus Profissional, Bloco J - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-110. Telefone: +55 (91) 3201-7722 / 7273. - Universidade Federal do Pará (UFPA).